João Caetano
upon
Jan 7, 2025
Como o Geomarketing começou

O crescente interesse pelo Geomarketing dá a entender que trata-se de uma técnica recente.

Não há dúvida de que ela vem acompanhando a revolução tecnológica atual, o que a deixa cada vez mais simples e acessível.

Mas o começo dessa história remonta aos tempos mais primitivos, quando ainda não havia linguagem escrita.

Era o tempo da oralidade e dos desenhos. 

Lá, bem antes de nossa civilização, quando ainda éramos caçadores e coletores, as pessoas dependiam de um meio exterior desconhecido, volátil e agressivo. 

Assim, quando os caçadores retornavam de suas jornadas e todos se reuniam ao redor do fogo para se alimentar, as histórias daquelas aventuras eram contadas e representadas em pinturas ou esculpidas nas paredes das cavernas.

O espaço da parede era o todo exterior e as representações acompanhavam a distribuição dos fenômenos do lado de fora, rios, predadores, presas, ninhos, outras tribos, passagens seguras e abrigos ao longo do caminho.

Esse foi o início de nossa Inteligência Espacial, que em conjunto com as demais Inteligências começava a tomar forma.

Tamanha importância que esses mapas tinham que uma tribo antiga chegou a representá-lo numa pedra, para assim poderem levar este conhecimento consigo em suas jornadas, bem ao exemplo do que fazemos hoje em dia com nossos celulares e fizemos por muito tempo com os mapas turísticos e rodoviários.

Os primeiros mapas foram feitos a partir de histórias e passaram a viabilizar aventuras cada vez mais ambiciosas

Siga acompanhando essa série de artigos lendo o próximo, em que descrevemos a expansão de nossa Inteligência Espacial, que foi adicionando recursos cada vez mais elaborados à exploração do mundo exterior.

Mapa de 14.000 anos desenhado numa pedra | Peregrinacultural's Weblog
Mapa de 14.000 anos desenhado numa pedra | Peregrinacultural's Weblog
https://peregrinacultural.wordpress.com/2009/08/07/mapa-de-14-000-anos-desenhado-numa-pedra/

Próximos artigos desta série:

A evolução da Inteligência Espacial

O despertar do Geomarketing

Geomarketing e os Sistemas de Informação Geográfica

Uma nova esperança para o Geomarketing

Geomarketing na virada do milênio

Geomarketing na era das Startups