Mostrar todas as categorias
Por que é tão difícil confiar em dados?

Mas você precisa confiar de qualquer jeito

A maioria das nossas experiências ao usar soluções de Geomarketing acaba exigindo uma postura de confiança. 

Afinal, não há como validar completamente o que acontece por trás das telas: se as bases de dados são consistentes, íntegras ou até se as promessas de privacidade de sua análise estão realmente sendo cumpridas.

Se você usa plataformas de geolocalização, é provável que esteja entregando informações valiosas em troca de um serviço, sob a promessa de que todos esses dados estejam protegidos, criptografados, livres de manipulação e de uso indevido.

Porém, como ter certeza de que o fornecedor está de fato cumprindo o que promete?

  1. Código e dados são caixas-pretas, você não tem acesso ao que acontece nos bastidores. 
  2. Verificação manual é inviável, bancos de dados possuem bilhões de células de informação.
  3. Impossível saber se cada ponto de coleta ou projeção de dados está livre de erros.

A maioria dos fornecedores é honesta, mas há situações em que empresas podem falhar sem sequer saber, aplicando regras que distorcem os dados ou usando modelos que não compreendem totalmente.

Decisões de negócio equivocadas são a pior consequência, se você age baseado em dados deturpados, intencionalmente ou não, suas estratégias e investimentos podem falhar desastrosamente.

A importância da confiança nos dados

Muitos falam de segurança de software; mas no fim, a maior parte das consequências negativas recai sobre os dados

Praticamente todas as operações digitais exigem algum nível de fé na boa-fé de terceiros: do fabricante de hardware aos desenvolvedores de software e provedores de dados. 

O objetivo não é se tornar paranóico, mas adotar medidas que minimizem a confiança cega:

  1. Realize testes e validações por conta própria
  2. Escolha fornecedores reconhecidos e que tenham histórico de boa reputação.
  3. Acompanhe a comunidade, veja se há discussões frequentes sobre segurança ou se existem relatos de más práticas no histórico da empresa.

O recado final

Mesmo com ferramentas sofisticadas, ainda não existe uma solução que elimine a necessidade de confiança no fornecedor de software e dados.

O melhor que você pode fazer é tornar essa confiança mais baseada em evidências, menos absoluta e sujeita a verificações.

No fim do dia, confiar ou não confiar é uma questão de equilíbrio entre benefícios, riscos e garantias. 

Se alguém disser que tem “uma solução milagrosa” que dispensa qualquer validação, desconfie. 

Esse artigo te ajudou?