Quantidade de pessoas por faixas de etária
Permite mensurar o tamanho do mercado na área de influência definida e analisar o perfil da população que reside naquela área.
Categorias:
- Crianças (0 a 9 anos)
- Adolescentes (10 a 19 anos)
- Jovens (20 a 29 anos)
- Jovens Adultos (30 a 39 anos)
- Adultos (40 a 49 anos)
- Meia Idade (50 a 64 anos)
- Idosos (65 ou mais anos)
Interpretações possíveis
A distribuição de pessoas por idade é uma métrica fortemente ligada ao momento que cada família vive e determina diversos aspectos de sua demanda.
As famílias brasileiras continuam a diminuir, sendo cada vez mais raro o arranjo familiar que vemos na série A Grande Família.
As exigências do mercado de trabalho demandam cada vez mais tempo de estudo e investimento nas educação das crianças, reduzindo as disponibilidade de tempo e dinheiro para a formação de famílias maiores.
Na mesma tendência, temos adultos vivendo por mais tempo sem filhos, seja porque estão adiando, decidiram não tê-los ou já os criaram.
Essa relação de mais adultos por crianças, sejam pais, tios ou avós aumenta a disponibilidade de recursos para sua educação e aponta para um país com mais adultos e idosos.
Essa métrica está relacionada às anteriores, sendo mais comum que jovens vivam em domicílios alugados do que idosos. Uma vez que esses já estão estabelecidos em suas vidas e puderam adquirir o domicílio em que residem.
Metodologia
Este é um levantamento feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no Censo Demográfico de 2010 e atualizado pela Mapfry a partir de indicadores mais recentes, como a PNAD e as Estimativas Populacionais.
A metodologia de atualização dos indicadores leva em consideração as diferentes características das cidades brasileiras que implicam em dinâmicas demográficas específicas.